Por Jornal Destak
Neste sábado (26), o Lago Paranoá será palco do Campeonato do Distrito Federal da Vela Adaptada. A competição é voltada para pessoas com deficiência, e oito atletas disputarão na Classe Hansa 2.3, nas categorias feminina e masculina.
Os atletas participantes embarcarão em veleiros. Serão realizadas até sete regatas, sendo válido o campeonato após a realização de três, e vencerá o atleta que perder menos pontos, valendo-se todos do descarte do pior resultado.
Além dos prêmios, o evento também definirá os vencedores para a indicação da Bolsa Atleta 2020 do Governo Brasília, incentivo importante para quem escolheu o esporte como instrumento de superação e alto rendimento.
De acordo com o presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada, Mauro Osorio, o esporte se destaca pelo papel social na vida das pessoas com deficiência.
“As atividades realizadas na federação têm coroado um grande trabalho de inclusão. Os atletas têm participado de competições nacionais e internacionais que, além dos ganhos pessoais, trazem melhoria da qualidade da vida, equilíbrio motor e superação nas atividades da vida diária. Esse esporte tem transformado vidas”, comenta.
A competição é organizado pela Federação Brasiliense de Vela Adaptada, e conta com o apoio do Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro, da Capital do Remo, do Comitê Paralímpico Brasileiro e tem o patrocínio do Banco de Brasília e do Instituto Bancorbrás.