Nem sempre o esporte serve apenas para formar atletas de alto rendimento. Promover qualidade de vida e lazer são alguns dos papéis das práticas esportivas na sociedade. Para alguns, o esporte representa mais do que isso. Permite aos deficientes intelectuais e físicos, por exemplo, a integração na sociedade. Essa é a missão de alguns dos projetos existentes na capital.
Um é praticado em quadras e o outro, no Lago Paranoá. Um, recém-lançado, e outro com mais tempo de existência na cidade. Tanto o projeto Tô no Jogo quanto o Vela para Todos promovem a integração e abrem novas portas para deficientes por meio do esporte.
Desde 2009, o projeto Vela para Todos oferece barcos de vela adaptados para que pessoas com qualquer tipo de deficiência possam velejar. O coordenador técnico do programa e da Federação Brasiliense de Vela Adaptada (FBVA), Bruno Pohl, 54, explica que a intenção é evitar a exclusão e facilitar o acesso de mais pessoas ao esporte.
“No esporte adaptado, a pessoa passa por uma classificação. Nós vimos que muitas tinham uma lesão mais branda, não se enquadraram e ficaram de fora”, conta. Em 2012, a FBVA foi criada para auxiliar a captação de recursos e a coordenação do projeto. No mesmo ano, a Embaixada da Austrália doou 12 barcos da classe Hansa 2.3.
Hoje, o projeto também tem o apoio do BRB, e Brasília conta com 18 barcos da classe Hansa 2.3 e 303. Os 25 alunos têm aulas de terça a sábado e a faixa etária não deixa quase ninguém de fora. A partir de 7 anos, pode-se participar das aulas gratuitas no Cota Mil Iate Clube. Além dessa atividade, a federação oferece passeios esporádicos para entidades parceiras que auxiliam deficientes.
O alto rendimento também se mostra presente. A mais recente conquista foi o título de vice-campeã da velejadora Ana Paula Marques, 34, no Campeonato Mundial de Vela Adaptada, em Kiel, na Alemanha. A gaúcha radicada em Brasília ficou paraplégica após ser atingida na coluna por um tiro, quando tinha 20 anos. O brasiliense Estevão Lopes também representou a cidade e terminou na 17ª colocação da classe masculina.